Passeio pelas Ilhas de Belém começa na Estação das Docas


No ano em que Belém comemora 400 anos de fundação, uma extensa programação cultural, de lazer e de turismo ocorre em diversos pontos da cidade. No próximo sábado (16), a orla da Estação das Docas sedia o passeio fluvial do projeto “Esse rio é minha rua”, realizado pela Prefeitura Municipal de Belém, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Organização Social Pará 2000/Secult que administra o complexo turístico.

O evento é um marco para o turismo náutico, e a Estação das Docas como principal ponto turístico da cidade, não poderia ficar de fora deste grande evento. “A iniciativa do passeio fluvial pelas ilhas de Belém é louvável, pois valoriza a tradição náutica que temos. E, é claro mostra os nossos rios que encantam os visitantes por sua imensidão. Os turistas que frequentam a Estação das Docas ficam encantados com a Baia do Guajará e as praias de rio que possuímos. Desejamos que este passeio desperte o interesse em desbravar e conhecer um pouco mais as ilhas que cercam a nossa cidade” destaca Alano Pinheiro, presidente da OS Pará 2000 que administra a Estação das Docas.

O passeio aberto ao público em geral, terá início às 9 horas no Terminal Fluvial da Estação das Docas, onde os participantes serão recepcionados pelo grupo de carimbó - Frutos do Pará. As embarcações que participarão, farão um roteiro pelos rios Guamá e Pará e pela Baía do Guajará, contemplando-se os pontos turísticos da orla: Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Portal da Amazônia, Universidade Federal do Pará. A caravana chegará a Cotijuba – uma das 42 ilhas que integram o município da capital, correspondendo a 65% do seu território.

Para participar do evento é preciso fazer inscrição em umas das marinas envolvidas na programação, basta levar dois quilos de alimentos, documentação da embarcação e do condutor. Todos os participantes receberão duas camisas exclusivas do evento.  Os alimentos arrecadados serão doados aos moradores da ilha de Cotijuba - local onde se encerrará o passeio náutico.

Estima-se que mil pessoas participação, ocupando 150 embarcações (lanchas e barcos) e 180 jet sky, além dos praticantes de stand up paddle (grande prancha utilizada com auxilio de um remo) e caiaque que já estarão em Cotijuba para participar de um grande show de carimbó e apresentação de capoeira.
Além de valorizar as “estradas naturais da Amazônia” - os rios -, “Esse rio é minha rua” visa fomentar o turismo náutico e valorizar as comunidades ribeirinha.

O evento tem apoio do Governo do Pará através do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Estação das Docas/OS Pará 2000/Secult, Secretaria de Estado de Turismo (Setur), da Marinha do Brasil, TV Liberal e Prefeitura de Belém – Projeto 400 anos. A realização do projeto conta com a participação das seguintes empresas: Blue Marina, Marina B&B, Norte Marine Lanchas e Acessórios Náuticos, Amazônia Náutica, Píer 300, Náutica Motos, Clube do Jet, Pará Ship, Marina Porto Seguro, Direct Jet Náutica, Marina Píer Maguari, Espaço Náutico, Premium Náutica.

Serviço:
Projeto Esse Rio é minha rua – Passeio Fluvial pelas ilhas de Belém
Data: 16 de abril de 2016 (sábado)
Horário: A partir das 9h, largada às 11h
Local de saída: Terminal Fluvial – Estação das Docas
Inscrições e informações pelo telefone (91) 3084-0715

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balneário Floresta Park é um recanto natural, em Marituba

Diversão e muita água no Guará Acqua Park pela rota turística Belém-Bragança

Hangar recebe o rei da festa “Pitbull” nesta sexta