Defesa Civil do Pará na “Operação de Verão” orienta banhistas


A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Pará pela primeira vez participa da “Operação de Verão” do governo estadual que pretende levar segurança e tranqüilidade aos veranistas. A programação que teve iniciou na primeira sexta (02) de julho, vai se estender até o final deste mês nas principais praias do Pará.

Estamos desenvolvendo uma das fases de Defesa Civil que é a fase preventiva, com ações de orientações sobre segurança global aos veranistas com ênfase no cuidado com o meio ambiente. Vistorias de possíveis áreas de riscos (os mais diversos) para em conjunto com outros órgãos do governo (Estadual e Municipal) dirimir. (Fases: Prevenção, Preparação, Resposta e Recuperação)”, destaca o coordenador adjunto da Defesa Civil, Tenente Coronel Bombeiro Augusto Lima.

De acordo com a coordenação da Defesa Civil são 56 técnicos entre civis, praças e oficiais que trabalham parar tornar o veraneio mais seguro, com o intuito de desperta na população a percepção de risco para prevenir ações adversas que possam colocá-los em vulnerabilidades.

Outra grande novidade de Ação da Defesa Civil na “Operação Veraneio” é a fixação de placas com a tábua de marés (preamar e baixar). “É muito comum vermos, por exemplo, em Salinas os carros ficarem em área de riscos e até mesmo serem invadidos pelas águas do mar. Com a tábua das marés a gente pretende indicar os horários de riscos, e tentar minimizar e até mesmo acabar com este tipo de ocorrência”, ressalta Tenente Coronel Bombeiro Augusto Lima.

As principais orientações da Defesa Civil neste verão são: com bebidas alcoólicas, com as crianças, respeito ao meio ambiente, alimentação, com as orientações expedidas pelos bombeiros militares para os banhistas, tábua de marés, clima e temperatura.
Neste final de semana, a Ação da Defesa Civil vai distribuir folders com orientações de segurança e pulseirinhas de identificação para as crianças nas principais praias do Pará, como as praias de Salinas, Marudá, Ajuruteua, Souré, Salvaterra, Caripi  e outras.

Quem quiser alguma orientação ou fazer denúncia pode entrar em contato no telefone 193 dos Bombeiros.

Veja onde encontrar as tábuas de marés:
No total foram colocadas 10 placas com aviso de tábua de marés, nas praias de Salinas no trevo que dá acesso a cidade e a praia do Atalaia;  praia do Atalaia, na entrada da praia da Corvina. Marudá no trevo que dá acesso a praia de Marudá e Crispim. Barcarena na via de acesso pra praia de Caripí, Abaetetuba na via de acesso a praia próximo a praia de Beja, Bragança na via de entrada da praia de Ajuruteua. Outeiro na praia grande próximo ao estacionamento. Marajó no estacionamento da praia grande de Salvaterra, e em Mosqueiro em frente ao quartel dos Bombeiros.

Texto: Isa Arnour

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balneário Floresta Park é um recanto natural, em Marituba

Diversão e muita água no Guará Acqua Park pela rota turística Belém-Bragança

Hangar recebe o rei da festa “Pitbull” nesta sexta