Passaporte Pará chega para fortalecer turismo interno
Uma
parceria entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Associação
Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e a RDC Férias coloca no
mercado o “Passaporte Pará”, programa idealizado na
Diretoria de Fomento da Paratur que visa o desenvolvimento do turismo
interno no estado do Pará, possibilitando facilidades para viagens,
especialmente nos períodos de baixa estação. A iniciativa vai adequar os
serviços do trade local para o incremento geral do turismo.
“A
essência do Passaporte Pará é fazer com que o paraense conheça o Pará.
Mas, esperamos que a gente consiga com o programa vender também o Pará
ao turista externo”. Diz Rose Larrat, presidente da Abav, em reunião na
manhã desta segunda-feira, dia 7, na sede da entidade, com a presidente
da Paratur, Socorro Costa. Rose explicou que os agentes de
viagens vão receber uma senha e um login que facilitará a oferta dos
produtos turísticos. “Trata-se de uma excelente oportunidade que o
Governo do Estado dá através da Paratur
para um mercado que está se modificando e crescendo. Temos que
aproveitar isso e converter em desenvolvimento”, afirmou Rose.
Na
ocasião equipe de marketing da Paratur e diretoria da Abav trataram de
outros assuntos, como investimento em qualificação do setor, aproximação
das companhias aéreas e realização da Fita 2012 – Feira Internacional
de Turismo da Amazônia, que acontece de 21 a 24 de junho, no Hangar –
Centro de Convenções e Feiras da Amazõnia. O evento trará ao Pará 600
agentes de viagens, operadores de turismo e realizadores de grandes
eventos.
PASSAPORTE PARÁ -
O Passaporte Pará conta com a parceria, também, de instituições
bancárias, que entram com facilidades de crédito para financiar tanto
investimentos da iniciativa privada que oferece produtos e serviços
turísticos quanto dos turistas que desejam comprar os pacotes a preços
mais acessíveis e parcelados.
Entre os bancos que aderiram ao programa estão o Banco da Amazônia, o Banco do Estado do Pará (Banpará) e Caixa Econômica Federal.
Socorro Costa, presidente da Paratur, explica que a iniciativa insere-se no "Ver-o-Pará" - Plano Estratégico de Turismo do
Pará, que visa a promoção do turismo paraense nos mercados regional,
nacional e internacional, utilizando ferramentas de inteligência e o
desenvolvimento de novos produtos turísticos e fortalecimento dos
produtos turísticos atuais, tendo como principais produtos os
relacionados à cultura e natureza. Ela adianta que a
oferta de pacotes turísticos do Passaporte Pará coincidirá com
investimentos na qualificação da mão de obra. “Em paralelo a essa
oferta, dando continuidade às estratégias deixadas pelo secretário de
turismo Adenauer Góes, a Paratur e a Setur (Secretaria de Estado de
Turismo) vão executar o PEQTUR (Programa Estadual de Qualificação
Profissional), cuja meta é qualificar mais de 10 mil e 500 pessoas que
atuam direta e indiretamente no setor de turismo em 60 municípios
paraenses distribuídos seis pólos turísticos: Belém, Marajó, Tapajós,
Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.
Socorro
Costa lembra ainda que a meta de fluxo turístico no Pará em 2012, é
superior a 850 mil pessoas e o Passaporte Pará, assim como a Fita, são
estratégias para o cumprimento dessa meta.
A
apresentação do Passaporte Pará aos agentes de viagens aconteceu na
sede da Abav em Belém, na última sexta-feira, dia 5, pela diretora de
Fomento da Paratur, Liliane Obando. Liliane esclareceu sobre os detalhes
da implantação da primeira etapa do programa, que deve contemplar
inicialmente roteiros que já são ofertados em sete municípios eleitos
como prioritários.
Belém
(com foco no distrito de Mosqueiro), Soure e Salvaterra, Salinópolis,
Bragança, Tracuateua e Marapanim serão os primeiros a receber as ações.
Os outros municípios devem ser incluídos ao longo da execução do
programa. A justificativa para a escolha desses municípios levou em
consideração a pré-existência de produtos que incluem esses roteiros, as
facilidades de acesso e infraestrutura, além da possibilidade de
implantação de políticas públicas por parte do Governo do Estado que
visam o desenvolvimento dessas localidades.
Regras -
Somente poderão participar do programa Passaporte Pará as agências
associadas à Abav. Os representantes das empresas interessadas deverão
apresentar propostas de roteiros turísticos que já operam nos locais
indicados, e depois de aprovados pela Abav serão disponibilizados em um
site para divulgação e venda.
“Qualquer
pessoa poderá comprar esses pacotes, inclusive com desconto, que
depende da parceria do Banco da Amazônia”, afirma Silmara Resque,
Gerente de Negócios da Diretoria de Fomento da Paratur. O programa
passou por cerca de 1 ano de planejamento em reuniões entre os parceiros
que avaliaram cada detalhe antes da sua aprovação.
Alberto
Tousant, representande da RDC Férias, informou que o ponto principal do
programa será o oferecimento de uma espécie de pré-pago de viagem. “Ele
será oferecido pelos bancos parceiros aos funcionários, clientes e o
público em geral para utilização nos produtos oferecidos. Nosso
interesse é reduzir custos e aumentar as vendas”, explicou.
O
lançamento oficial do Programa Passaporte Pará será feito dia 22 de
junho, no Hangar, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia
(Fita). Até essa data 75 agências, entre filiadas e associadas na Abrav
Pará deverão indicar seus produtos, que serão cuidadosamente avaliados
in loco pelos parceiros do programa para depois serem disponibilizados.
Texto: Fabrício Coleny - GECV Paratur
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