Comitiva do Pará na abertura do 25º Festuris
Foi marcada por muita emoção a solenidade de abertura, na noite desta quinta-feira, dia 7, do 25º. Festival de Turismo de Gramado (Festuris 2013). O evento, que segue até domingo na capital do Rio Grande do Sul, conta com a participação de diversos representantes do turismo do Pará, que está sendo promovido no evento pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) em ação compartilhada com Abav-PA, Abih-Pa, Abrajet-PA, OS Pará 2000, Emater, Secretaria de Turismo de Santarém, e diversos empresários do setor.
Além de receber todos os participantes do evento e autoridades de várias partes do mundo, os diretores do evento Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi receberam uma linda homenagem dos Amigos do Festival desses 25 anos. O som ficou a cargo do Grupo Cuica e da pianista Enira Trindade, que tocaram o hino nacional, “Solo le pido a Dios”, de Mercedez Sosa, além do Hino Rio-grandense, colocando à flor da pele o amor e a amizade que sempre acompanham a quem chega a Gramado, e principalmente ao Festival do Turismo.
Durante a solenidade de abertura foram entregues pelos organizadores do evento os troféus Amigos do Festival. O Pará, que participa anualmente do Festuris, foi um dos destinos homenageados. O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, recebeu o troféu, que segundo os realizadores é um reconhecimento aos representantes oficiais do Pará pela forte e atuante parceria que se fortaleceu nas gestões de Adenauer Góes, ex-presidente da Paratur e atual secretário de Turismo do Pará, Socorro Costa, ex-presidente da Paratur, que se fez presente no evento, e Marcelo Mendes, atual gestor da Paratur.
Realizadores do Festuris entregam troféu "Amigo do Festuris" ao presidente da Paratur Marcelo Mendes Foto: Julie Rocha /Abrajet-Pa |
“Esta homenagem ao Pará é muito gratificante, reflete também a receptividade dos realizados do Festuris com nossa equipe e demonstra que o Pará é um destino que está cada vez mais presente nos mercados nacionais e internacionais do turismo”. Enalteceu Marcelo Mendes, ao lembrar que a empresa organizadora do Festuris, a Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, é hoje a única, do setor de turismo do Brasil, que integra a Organização Mundial do Turismo (OMT) e que ser reconhecido por uma empresa com esse nível de profissionalismo é muito gratificante.
Além do Pará foram homenageados como Amigo do Abgail Pereira, Adauto Serafim, Alberto Feitosa, Antônio Feitosa, Antônio Monteiro, Carlos Silva, José Nelson Panissi Ferreira, Leomar Marques, Otaviano Maroja e Sudaryomo Hartosudarmo.
Entre as autoridades, estiveram presentes o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a secretária de Turismo do RS, Abigail Pereira, o secretário Nacional de Políticas Públicas para o Turismo, Vinícius Lummetz, o juiz do Foro de Gramado, Cyro Puperi, os deputados Afonso Hamm e Nelson Marchezam, o jornalista Hélcio Estrela, da Abrajet nacional, Danilo Kehl Martins, da Abav Brasil, Marcio Favilla, da OMT, Marino Finozzi, ministro do Turismo da região do Veneto, e Juarez de Paula, gerente de Comércio e Serviços do Sebrae.
“Ao atingir os 25 anos, é natural que nos proponhamos a balanços. Temos consciência que o percurso foi construtivo, enriquecedor e, sobretudo, indutor da atividade turística de nossa região e do Estado do Rio Grande do Sul.” Afirmou Marta Rossi Diretora do Festuris.
Para Vinicius Lummertz, Secretário Nacional de Políticas Públicas para o Turismo, “o turismo não é o vagão, é a locomotiva, o que beneficia as cidades em infraestrutura e também na questão cultural. E Gramado é exemplo disso, o que a torna uma referência paras as demais.” Elogiou o representante do Ministério do Turismo (MTUR).
Pará em Gramado – Nesta 25ª edição do Festuris o Pará está presente com dois estandes temáticos dos segmentos de natureza, onde o carro chefe é a sustentabilidade e o turismo religioso e cultural, em que o Círio de Nazaré e a gastronomia estarão em evidência até domingo, dia 10.
Um dos primeiros resultados da presença do Pará no evento é a confirmação de oito operadoras agendadas para negociar com os cerca de 10 empresários do Pará que integram a comitiva da Paratur: APG Canadá INC, Ambrassor Tours, Yagorka Travel, Viajes Andromeda, Touch Travel LTDA, Descubre Viajes em El Mundo e a Sybill Corazani.
O Pará está representado no Festuris também pela iniciativa privada, a exemplo da Rocha Brasil Tur, Boeing Viagens e Turismo, Travel In Turismo, Terra Brasil Viagens e Turismo, Vitória Régia Turismo, Ribeiros Viagens e Turismo, Lecytur Viagens e Turismo e Brazil Amazon Tur e Belo-Alter Hotel.
Texto: Benigna Soares e Gabrielle Santiago da Paratur com Eduardo Saueressig, do Festuris
Comentários