Ministério divulga novo mapa turístico do País



mapa do turismo brasileiro mudou. A nova configuração traz, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos.

Em comparação ao mapa anterior, publicado em 2009, a nova versão possui um número maior de regiões turísticas (303). Esse aumento se deve, sobretudo, a uma nova divisão e desmembramento de grandes áreas – a exemplo da Serra Gaúcha, agora subdividida em microrregiões.

Todo os municípios selecionados passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso o número diminuiu de 3.635 para 3.345. “Nem todas as cidades do mapa anterior apresentam potencial para fazer parte do processo de desenvolvimento da atividade turística no País. Isso é sinal de maturidade no trabalho de gestão”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

A reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseia nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo  Plano Nacional de Turismo 2013-2016.  O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo País.

NOVA DIVISÃO
Veja o número de regiões e municípios de cada macrorregião brasileira:
Norte: 35 regiões e 164 municípios
Nordeste: 81 regiões e 820 municípios
Centro-Oeste: 36 regiões e 220 municípios
Sudeste: 102 regiões e 1.289 municípios
Sul: 49 regiões e 860 municípios

O novo mapa foi instituído por meio da Portaria 3313/2013, publicada no Diário Oficial da União.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balneário Floresta Park é um recanto natural, em Marituba

Diversão e muita água no Guará Acqua Park pela rota turística Belém-Bragança

Hangar recebe o rei da festa “Pitbull” nesta sexta