“Turismo na Praça” incentiva visita aos pontos turísticos de Belém
Representantes da Setur, Abrajet e Singtur prestigiam lançamento do "Turismo na Praça" da Abav/Pa. |
Já faz mais de trinta anos que Janete Alves, aposentada, 72
anos deixou sua cidade natal Manaus para vir morar com a família na capital
paraense e tornou-se uma apaixonada pela cultura e os atrativos que Belém
possui. Ela e o público que esteve na manhã deste domingo, 15, na Praça da
República, ficaram encantados com o projeto “Turismo na Praça”, lançado pela
Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-Pará).
Janete Alves ficou encantada com o city tour. |
“Fiz um passeio maravilhoso pelo centro histórico de Belém,
passei pela Orla que ainda não conhecia, e tive um grande aprendizado de onde
tudo começou, foi muito enriquecedor”, declara animada Janete Alves, que com
outras pessoas fizeram o passeio turístico de ônibus ofertado pelo projeto. No
passeio gratuito, o público teve a oportunidade de passear pelos principais
pontos de Belém, como a Estação das Docas, Ver-O-Peso, Complexo Feliz
Lusitânia, Parque Mangal das Garças, Polo Joalheiro e Teatro da Paz.
Segundo Edna Rocha, presidente da Abav-Pará, o projeto
“Turismo na Praça” pretende despertar o orgulho e o amor das pessoas pelos bens
turísticos que a cidade possui. “É um passeio que mostra a população local às
informações que os turistas recebem em nossa cidade, é o olhar que o turista
tem sobre os equipamentos turísticos que pretendemos levar ao público local”,
frisa.
Para o Secretário Estadual de Turismo, Adenauer Goes, essas ações fortalecem a cadeia do turismo, aproximando o prestador de serviço turístico da sociedade. “A ABAV com um evento desta natureza se apresenta oficialmente à sociedade num processo participativo, é mais que um processo social, é na realidade uma interação social entre uma instituição que representa um segmento importante para o turismo no Estado e no Brasil e a sociedade de um modo geral. Desse fruto de relacionamento só pode trazer coisa boa porque as pessoas vão se interligando através das associações e das representativas que tem, e isso vai dando liga, juntando aqueles que fazem as coisas, e aumentando cada vez o espírito que Belém pode ser um dia, esperamos que não esteja tão longe, uma cidade turística”, destaca o secretário.
Além do passeio, os agentes de viagens também comercializaram
pacotes turísticos locais, nacional e internacional. Os pacotes turísticos da
Copa 2014, Europa e Disney foram os mais procurados. O Projeto “Turismo na
Praça” teve apoio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Associação
Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet-Pará), Sindicato
dos Guias de Turismo do Pará (Singtur), e Fumbel. De acordo com a organização
do evento, as datas com as novas ações serão divulgadas em breve.
Por Isa Arnour, Abrajet-Pará
Comentários