Pará estreia com estande próprio e ônibus turístico no primeiro dia da Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa
Foi aberta oficialmente às 10 horas
desta quarta-feira, dia 12, na FIL (Parque das Nações), a 26ª. BTL - Feira
Internacional de Turismo de Lisboa. O Pará é um dos mais fortes representantes
do turismo brasileiro no evento, que reúne cerca de 65 mil pessoas. O Governo
do Estado, representado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e uma
comitiva de cerca de 20 agentes de viagens, artistas de Belém, captadores de
investimentos ligados à Seicom, entre outros, apresentam durante os quatro dias
do evento os principais segmentos turísticos do Pará: cultura, natureza, sol e
praia, eventos e negócios, encontrados nas regiões turísticas de Belém, Marajó,
Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.
Ônibus - Além do
fortalecimento da presença do Pará em Portugal com a adesão do empresariado às
ações promocionais planejadas pela Paratur visando ampliar a comercialização de
produtos durante a programação, danças regionais despertam a atenção do
público, com apresentações de carimbo, lundu, síria, e outros ritmos pelo grupo
Mistura Regional. A inovação deste ano ficou por conta de um ônibus, plotado
com imagens amazônicas que representam as manifestações culturais, a floresta,
as praias de rio, o Círio de Nazaré e ainda a marca turística do Pará, com o
slogan A Obra-Prima da Amazônia.
No ônibus estão sendo apresentados
vídeos sobre a cultura, as danças, a arquitetura, a natureza e outros segmentos
do turismo do Pará. A iniciativa da Paratur resulta de parceria com a empresa
EcoDesign Europe, a TV Globo Portugal e conta com apoio do Sistema Integrado de
Museus (SIM), do Instituto de Artes do Pará (IAP), entre outros. Dentro do
automóvel também acontecem dinâmicas e experiências sensórias em que os
visitantes podem experimentar a emoção de estar na Amazônia, ouvindo sons de
rios e pássaros, por exemplo. Dois animadores ambientais interagem com o
público, interpretando as lendas da Amazônia, entre elas a do Muiraquitã.
Essências perfumadas foram colocadas em um difusor elétrico para perfumar o
autocarro, ampliando as formas de interação dos visitantes com a
Amazônia.
“Nossa presença na BTL, aqui em
Portugal, tem como objetivo consolidarmos o Pará como destino turístico
prioritário no tarifário dos suppliers e buyers da Europa que compram a
Amazônia. França, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, e Portugal estão
recebendo nossas ações promocionais com esse objetivo. A presença do
empresariado paraense aqui também é um avanço em nossas estratégias de
comercialização da grade de produtos turísticos do Pará”. Explicou Marcelo
Mendes, presidente da Paratur, que coordena, em Portugal, a participação do
Pará na BTL.
Estratégias – A programação da
BTL nesta quarta-feira, que começou às 10 horas segue até as 20 horas e o Pará
atua em diversas frentes de trabalho. No estande da Paratur, espaço de 72m², é
feito o atendimento direto aos suppliers (fornecedores) e buyers (compradores)
que comercializam produtos da Amazônia. A promoção é feita pela
equipe institucional da Paratur, que tem como principal instrumento o roteiro
Pará: A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites, em que Belém, Marajó e
Tapajós são oferecidos como destinos internacionais.
Já a comercialização direta dos roteiros e pacotes turísticos está sendo realizada no estande e na visitação aos estandes dos outros destinos pelos cerca de 12 empresários que atuam na área de receptivo turístico, ligados à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABav), do Pará, que acompanham a Paratur no evento. Representam empresas como Boeing Turismo, Vitória Régia Turismo, Travel In, LecyTur; Amazon Incoming Service, TM Tour; Brasil Amazon Tour e Rocha Brasil Tour, entre outras.
BTL - “Turismo: A
Indústria do Sorriso” é o tema da 26.ª edição da BTL – Feira Internacional de
Turismo de Lisboa, realizada pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras
Congressos e Eventos, na FIL (Parque das Nações). O evento é uma homenagem à
hospitalidade, a simpatia e a arte de bem receber, um dos pontos fortes do
turismo nacional, numa edição onde o segmento Meeting Industry (MI) e o
programa de Hosted Buyers têm especial destaque. Além de fortalecer o
relacionamento comercial do Pará com empresas como a TAP Linhas Aéreas, que
inaugura em junho um vôo direto de Lisboa para Belém, a Paratur visualiza no
evento captar a participação de suppliers, buyers e grandes marcas do turismo
mundial para a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que realiza
de 21 a 23 de maio na Estação das Docas, em Belém.
Em 2013 a BTL contou com a presença
de 65 mil visitantes, dos quais 2.500 eram profissionais estrangeiros e 350
hosted buyers de 25 países. A BTL 2014, instalada numa área de 30.000m2, conta
com mais de 1.000 empresas e entidades presentes, das quais cerca de 100
participam pela primeira vez. O evento ocupa três pavilhões e zona exterior do
Parque das Nações.
Os dois primeiros dias de BTL são
reservados aos profissionais do setor do turismo. De 14 a 16 o público em geral
também terá acesso à feira, das 14h às 18h. Nos dias 12, 13, e 15 o evento está
aberto de 10h às 20h e no sábado de 10h às 23h.
Texto: Benigna Soares - Gerência de
Comunicação da Paratur
Comentários