Trade do turismo reúne com candidatos à Prefeitura Municipal de Belém
O trade turístico,
representado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Pará
(ABAV-Pará), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET-Pará),
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL-Pará), Sindicato das
Empresas de Turismo do Estado do Pará (SINDETUR), Sindicato dos Guias de
Turismo do Pará (SINGTUR), vem se mobilizando continuadamente perante as
organizações públicas no intuito de arrebatar o turismo paraense, de uma
maneira geral. Diante da oportunidade ocasionada pelas Eleições Municipais de
2016, o trade se desdobra em promover
encontros com os candidatos à Prefeitura Municipal de Belém, levando aos mesmos
as propostas e ideias para o desenvolvimento do setor turístico local.
Na noite da última terça-feira (25), o trade esteve presente no encontro marcado com o candidato do PSOL,
Edmilson Rodrigues. Na ocasião, uma leve dúvida sobre a participação do
candidato permeou o início da reunião, o que logo foi desfeita com a chegada
dele ao local. Iniciado o encontro, foram feitas as colocações e propostas das
entidades presentes e do público formado por empresários, estudantes e pessoas
envolvidas com o segmento turístico. Após ouvir dos presentes as exposições,
Edmilson iniciou sua fala fazendo um balanço das ações no turismo, feitas
quando foi prefeito de Belém.
Depois de um diagnóstico social e econômico da cidade,
Edmilson discursou sobre a importância do turismo como uma estratégia política
capaz de fazer a diferença. Trouxe à tona um projeto denominado “Agência”,
proposto por Úrsula Vidal (REDE), então candidata no primeiro turno, para
divulgar os atrativos de Belém por outros lugares afora. “O turismo é uma
prioridade. Temos que criar condições melhores para a cidade. Precisamos
investir muito em turismo”, destacou o candidato.
O trade apresentou
um conjunto de proposições ao candidato. Diante delas, Edmilson Rodrigues se
comprometeu com o setor, declarando que, se eleito, irá criar a Secretaria Municipal
de Turismo. Ainda, irá reativar o Conselho Municipal do Turismo, frisando que
“a política do turismo deve ser feita pelo conselho. E o prefeito deve ser o
executor desta política”.
Edmilson reafirmou o compromisso de reeditar a Bienal de
Música e estabelecer um diálogo entre o turismo e a cultura municipal. A
gastronomia foi pontuada pelo candidato como um propulsor do turismo. A
divulgação do Círio já é feita, e por si só atrai o turista. Ressaltou a
necessidade de criar outras agendas de eventos na cidade, como o Carnaval,
Cordões de Boi e Pássaros e São João fora de época. “Temos que fazer um esforço
de planejamento para vender esta possibilidade do turismo, com outras
atividades, para que os empreendedores não dependam só do período de férias escolares
e eventos pontuais. Não se sustenta o turismo como atividade econômica em
apenas um mês”, disse Edmilson.
Ao término do encontro, os representantes do trade entregaram ao candidato Edmilson
as propostas para o setor, as quais também serão entregues ao candidato Zenaldo
Coutinho. “Este encontro abre o espaço para o diálogo; para o candidato
apresentar ao trade as propostas para
o turismo de Belém, bem como, ser uma ferramenta de gestão entre as entidades
do turismo e os candidatos. É uma forma de avaliarmos as propostas para o
setor”, destacou Edna Rocha, presidente da Abav-Pará.
Prosseguindo em sua mobilização, nesta quinta-feira (27)
será a vez de o trade do turismo
paraense se reunir com Zenaldo Coutinho, candidato à reeleição para a
Prefeitura Municipal de Belém pelo PSDB.
Texto: Isa Arnour, Abrajet/Pará
Imagem: Marcos André Costa
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