Exposição retrata as manifestações de Maio 68






2018 marca o 50° aniversário das manifestações de Maio 68. Nesta ocasião, a associação dos amigos de Philippe Gras, a produtora Quatro Planetas Filmes, com o apoio da Cinemateca Francesa e do Instituto Francês, junto à Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil, têm o prazer de trazer ao nosso país uma exposição de fotografias inéditas sobre os movimentos de maio de 68.
Em Belém, A Aliança Francesa, em parceria com a Fundação Cultural do Pará, promove essa exposição na galeria Theodoro Braga, trazendo ao público belenense 43 fotografias inéditas, realizadas durante os eventos de maio de 1968, em Paris, pelo grande fotógrafo Philippe Gras. Essas fotografias foram descobertas nos arquivos pessoais do fotógrafo, após seu falecimento em 2007 e são reconhecidas por sua grande qualidade artística, na qual se destacam o registro histórico e o olhar intimista, que nos transportam ao coração dos acontecimentos.
Acompanha a exposição o documentário “Uma estranha primavera”, realizado pelo historiador e cineasta Dominique Beaux, que se apropria de uma ótica diferenciada dos fatos, com depoimentos de personagens pouco solicitados na época, tanto figuras centrais do poder quanto desconhecidos, vindos do universo político, dos partidos, da função pública, das forças policiais, dos sindicatos, entre outros. Essas fontes apresentam um ângulo diferente sobre os acontecimentos daquele mês e por isso, são capazes de ajudar a recompor, de múltiplos pontos de vista, os eventos que marcaram os movimentos, conduzindo o espectador à realidade da época, proporcionando uma releitura da história e ajudando a entender as forças e as fraquezas de uma ordem que vacilava sobre suas bases. No domingo, dia 20 de maio, após a exibição do longa-metragem haverá um debate com o professor, historiador e fotógrafo Michel Pinho na Galeria Theodoro Braga. A programação é aberta ao público. 
 ______________________________________________________
PARCEIROS
Atelier Paulo Azevedo: enquadramentos
LL Buffet: parceiro principal do coquetel
Massilia: parceiro do coquetel
Agradecimentos:
Fundação Cultural do Pará, Cinéma Libero Luxardo e Galeria Theodoro Braga e Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil
______________________________________________________________
SERVIÇO
Local: Galeria Theodoro Braga (Centur)
Abertura: 17 de maio (quinta-feira), de 19h às 22h.
Período da exposição: de 17 de maio a 8 de junho.
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18h.
*Visitas nos finais de semana necessitam de solicitação prévia.
SESSÕES DO DOCUMENTÁRIO
Local: Cine Líbero Luxardo
Período: de 17 a 23 de maio, às 16h.
20 de maio (domingo): Projeção do filme às 14h30 com debate.
Entrada Franca

Fonte: Ascom Alliance Francese





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balneário Floresta Park é um recanto natural, em Marituba

Diversão e muita água no Guará Acqua Park pela rota turística Belém-Bragança

Hangar recebe o rei da festa “Pitbull” nesta sexta