Denúncia contra Transpetro repercute e gera processo

Além de gerar processo na 9ª Secretaria de Controle Externo (Secex-9) do Tribunal de Contas da União, a denúncia da CONTTMAF sobre superfaturamento de contratais na Transpetro já repercute na grande imprensa.


A gravidade dos fatos apontados pela Representação Sindical motivou o jornal fluminense O Globo a realizar investigação paralela. Em geral reticente à publicação de fatos apontados pelo sindicalismo dos trabalhadores, desta vez o jornal considerou a relevância das denúncias da Confederação Nacional dos Marítimos.


Em matéria publicada dia 27 de fevereiro, o veículo apurou que a Transpetro fechou pelo menos 16 contratos sem licitação, em 2010 – um deles com a fabricante de mangueiras marítimas Flexomarine, que está sob investigação da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, por participação em cartel internacional.


As irregularidades denunciadas pela CONTTMAF ao TCU alcançam valores milionários. A Confederação também aponta que a metodologia adotada atualmente na Transpetro, para compra de materiais e equipamentos, dá margem a sérias distorções – inclusive a possível transferência de responsabilidades por perdas a outros setores que não participam diretamente dessas compras.


Sendo uma subsidiária da Petrobras – que é uma empresa de economia mista, e não estatal, como geralmente se divulga –, a Transpetro deve esclarecimentos aos contribuintes brasileiros e aos acionistas da companhia, assim como aos trabalhadores que movimentam suas atividades.


Por Sônia d´Azevedo
Fonte: Sindmar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balneário Floresta Park é um recanto natural, em Marituba

Diversão e muita água no Guará Acqua Park pela rota turística Belém-Bragança

Hangar recebe o rei da festa “Pitbull” nesta sexta