Soamar reúne diversas autoridades durante posse no Pará
O evento de posse da nova diretoria da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Pará) ocorrido nesta quinta-feira (24), no salão do Hotel Crowne, em Belém, conseguiu reunir diversas autoridades e amigos da Marinha durante um grande jantar de confraternização. O vice-almirante do IV Distrito Naval, Rodrigo Hônkis comandou a abertura da cerimônia de posse, onde todos cantaram a “Canção do Marinheiro” ao som da Banda FuzBel.
Antes da formação da mesa de autoridades, um texto com as finalidades da existência da Soamar-Pará foi lido para os presentes. Na mesa, esteve o General Carlos Roberto Peixoto, comandante do Exército, o presidente da Soamar Pará, Raul Moreira, o superintendente da Policia Federal, Manoel Abadi, CMG Márcio Magnos de Farias Franco e Silva do Estado Maior da Marinha, Roberto Massoud, chamado por todos como o “eterno soamariano”, o cônsul da Finlândia, Joaquim Gomes, e a empresária Milva Rebelo representando as mulheres.
Raul Moreira, em seu discurso destacou os projetos da Soamar para 2011, como: o recadastramento dos soamariano, a delegacia de Santarém, a convenção regional, e a mobilização em novembro para campanha de doação de sangue. Em seguida, o general do Exército, Carlos Roberto Peixoto disse que: “O Exército tem muito que aprender com a Marinha, sua co-irmã. Um dia teremos uma Soamar, aliás, já temos a Sarena, mas precisamos torná-la uma associação tão proficiente como a Soamar”.
O Vice Almirante Rodrigo Hônkis destacou que no Brasil existem 50 sociedades e 04 delegacias de amigos da Marinha. “A Marinha precisa deste braço seguro, representado por vários setores. A sociedade precisa perceber que do mar virá à revolução social, não é a toa que estamos vivendo a Era do Pré-Sal”, frisou o comandante.
O amigo da Marinha e ex-deputado federal, Jorge Arbage ressaltou que a Soamar é uma instituição indispensável para sociedade. “A Soamar tem dentro do seu Estatuto a real necessidade de estreitar cada vez mais os laços de amizade entre os seus integrantes e a gloriosa Marinha”.
O empresário Délio Mutran e o advogado Aluísio Meira, ambos amigos da Marinha que foram comodoros do extinto Iate Clube do Pará, relembraram que a aproximação da sociedade paraense com a Marinha iniciou na época em que existiu o Iate Clube. “O Brasil começa no mar. E, a porta de entrada é o Iate”, parafraseou Aluisio Meira ao recordar da importância e atuação do Iate Clube, que segundo Délio Mutran, o sonho de Belém ter um novo Iate Clube ainda não morreu, mas permanece vivo nos corações dos amigos da Marinha.
O presidente da Companhia Docas do Pará, Carlos Ponciano, o Coronel brigadeiro Teles Ribeiro representando o comando da Aeronáutica, José Severino Filho, vice presidente da Associação Comercial do Pará, o empresário Junichiro Yamada, e outros convidados também prestigiaram o evento.
Texto: Isa Arnour
Comentários