Cachoeira do Arari recebe Abrajet com “Roteiros da Amazônia”
Mais de vinte profissionais e estudantes do setor de comunicação e turismo estão desde a última quinta-feira, dia 21, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, para dar inicio a primeira oficina “Roteiros da Amazônia” que pretende qualificar profissionais na propagação do setor turístico.
Em Cachoeira do Arari os participantes foram logo recepcionados no Museu do Marajó por uma apresentação do Grupo folclórico “Acauã”. De acordo com o dançarino Pedro Ribeiro, o nome do grupo “Acauã” é originado de uma tribo indígena na região de Breves no Marajó.
“Desde de 1999 que nós cantamos e dançamos, e estamos muito felizes com a vinda de vocês, pois as vezes nem mesmo o pessoal local prestigia nossas apresentações”, destaca Pedro Ribeiro, dançarino. A manifestação folclórica com dança e cantos é tão forte em Cachoeira do Arari que no próximo mês de Agosto acontece o Festival Marajoara de Grupos – FEMFOL.
No segundo dia de oficina, na sexta-feira, 22, os participantes tiveram a palestra de abertura com Flávia Lima que expos sobre o tema “Roterização Turística”, onde ela apontou as principais ferramentas para a criação de um roteiro turístico. A diretora Regional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), Benigna Soares, entrou em seguida para ministrar o tema “Comunicação e Turismo”.
Além das palestras, os participantes vão criar um blog e um informativo que serão utilizados para divulgar o “Roteiro da Amazônia” em Cachoeira do Arari. Depois, o presidente da Abrajet do Espírito Santo, João Zucarato, jornalista e publicitário apresentou o Case “A força do turismo brasileiro no Espirito Santo”.
“Estamos mostrando os indicadores de uma pesquisa de fluxo turístico e turismo receptivo. Os dados nos apontam o norte para a fomentação do turismo”, ressalta Zucarato, que se disse encantado com a região do Marajó, que lembra os campos do Pantanal de Mato Grosso. No inicio da tarde, foram feitas as palestras e a prática da fotografia para o turismo que foram ministradas por João Ramid e Pedro Rodrigues, ambos fotógrafos de renome no setor.
O prefeito local Jaime Barbosa e a diretora escolar Sandra Souza prestigiaram a programação, que contempla também estudantes de escolas públicas de Cachoeira do Arari.
Já no sábado (23) todos seguem para a Fazenda São Vicente onde vão contemplar as belezas dos campos do Marajó e apreciam as comidas como o Frito do Vaqueiro (prato típico do Marajó, Lingüiça Marajoara (Carne de búfalo, limão ou vinagre, alho, pimenta do reino e sal), bem como o queijo do Marajó.
O evento tem apoio do Museu do Marajó, Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, Henvil Navegação, Fazenda São Vicente, Hotel Marajó, Restaurante Fundo de Quintal, Transcurumim, Amazon Image Bank.
Por Isa Arnour; De Cachoeira do Arari
Diretora de Comunicação da Abrajet/Pa
Comentários