Hangar é preparado para receber edição dos Jogos Escolares da JuventudeHangar é preparado para receber edição dos Jogos Escolares da Juventude



Os departamentos comercial, de eventos, operacional e de comunicação do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia estão trabalhando de maneira especial para receber os Jogos Escolares da Juventude. O evento, realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), começa na próxima quinta-feira, 7, e deve atrair cerca de 5 mil jovens atletas à capital paraense.

Desde 2011, uma comissão do COB visita Belém para conhecer a estrutura da cidade e do lugar candidato, no caso, o Hangar, a receber um de seus maiores eventos anuais. As visitas eram guiadas pelo departamento comercial, que tinha como a principal função a de mostrar o que o centro de convenções poderia agregar aos Jogos Escolares da Juventude. “A equipe do Comitê Olímpico Brasileiro sempre foi muito criteriosa e exigente em relação à infraestrutura dos locais que deveriam receber suas competições. Quando eles nos contaram que o Hangar foi decisivo para a escolha de Belém como uma das sedes do evento ficamos muito satisfeitos, porque reforçou que temos no Pará um dos melhores centros de convenções do Brasil”, conta a supervisora comercial, Tônia Teixeira.

Um dos grandes destaques dos Jogos Escolares da Juventude, além das competições em treze modalidades esportivas, são os números do evento. A edição paraense é a maior já realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Ao todo, 27 mil reservas foram feitas em hotéis por toda a cidade, para atender aos atletas entre 15 e 17 anos que vão participar da programação. Durante os nove dias de evento, todos eles devem almoçar e jantar no Hangar. Ao todo, serão 55 mil refeições distribuídas entre os participantes do evento. Toda a alimentação deve sair da cozinha industrial do Hangar. Para atender à demanda, o Comitê Olímpico Brasileiro contratou uma empresa especializada em servir alimentos para grandes públicos.

Desde a última segunda-feira, 28, cerca de 60 profissionais começaram a chegar a Belém para conhecer o local de preparo de todas as refeições. Peixe, carne, frango, frutas, mandioca e saladas fazem parte do cardápio dos atletas, que foi todo programado pela nutricionista Priscilla Laranjo. De acordo com ela, a estrutura da cozinha industrial do Hangar vai facilitar o trabalho de todos da sua equipe. “Para dar conta de todo o trabalho, somos três nutricionistas responsáveis pelo cardápio diário de toda a equipe dos Jogos Escolares da Juventude. Diariamente, nossa produção será de, no mínimo, uma tonelada de alimentos, para quase dois mil jovens que devem estar no Hangar todos os dias. Fiquei muito surpresa com a estrutura do local, porque já passamos por várias cozinhas industrias de várias cidades do país e nenhuma delas nos ofereceu tanta facilidade de trabalho como a do Hangar”, revela.

O departamento do centro de convenções que está ligado diretamente à manutenção da cozinha é o operacional, supervisionado por Pedro Serra. Além de garantir que tudo saia bem na alimentação dos atletas, o setor ainda é responsável pelas questões elétrica e de informática do evento. “Nossa principal função nos Jogos Escolares da Juventude é garantir que tudo saia bem, estruturalmente, para os atletas e para os organizadores. Estamos com uma grande responsabilidade e vamos trabalhar para que tudo dê certo. Já auxiliamos a equipe do COB na cozinha industrial, na instalação de pontos de internet e de energia, por exemplo. Durante a programação, reservamos 500 vagas em nosso estacionamento para a chegada de ônibus escolares que devem transportar os atletas”, como afirma o supervisor operacional.

Ao todo, os Jogos Escolares da Juventude vão contar com competições de atletismo, ciclismo, futsal, ginástica ritma, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Esta modalidade será praticada direto dos auditórios do Hangar. Sendo assim, além do grande restaurante e do centro de convivência que o Pavilhão de Feiras recebe, o Hangar ainda vai ser sede de competições. O gerente de eventos, Maurício Pauxis, relata como foi o processo de montagem dos espaços para receber o evento. “A grande função do departamento de eventos foi entregar os espaços do Hangar limpos e com a menor quantidade possível de material. Como eles vão transformar o centro de convenções em um local com vários tipos de atividades, precisamos adaptar nosso espaço”, conta. O Pavilhão de Feiras, as doze salas multiuso, a secretaria do cliente, dois auditórios, Sala Pará, Sala Belém e a cozinha industrial serão os espaços do Hangar utilizados para a programação.

A outra gerência do centro de convenções que está envolvida com o evento é a comunicação. A gerente de marketing, comunicação e cultura, Isa Arnour, revela atividades realizadas pelo setor. “A nossa assessoria de imprensa do Hangar auxilia a equipe de comunicação do Comitê Olímpico Brasileiro na divulgação da programação do Jogos, na produção de matérias sobre o evento e no encaminhamento dos jornalistas que devem atuar na cobertura da programação. Quando o Hangar sedia eventos de nível nacional, nos concentramos para dar todo o apoio possível aos realizadores da programação. E, também iremos apoiar as equipes no receptivos dos jornalistas que virão para a cobertura do evento e conhecerão os demais espaços administrados pela OS Pará 2000, o Mangal das Garças e a Estação das Docas”.

Os Jogos Escolares da Juventude aparecem como uma oportunidade para milhares de jovens tornarem-se os futuros esportistas profissionais do Brasil. São eles que, daqui a alguns anos, podem representar o país em competições nacionais e internacionais. Além dos atletas, treinadores, árbitros, observadores e voluntários fazem parte da equipe de cerca de mil pessoas que devem atuar no evento.

Por Carolina Klautau / Ascom OS Pará 2000

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balneário Floresta Park é um recanto natural, em Marituba

Diversão e muita água no Guará Acqua Park pela rota turística Belém-Bragança

Hangar recebe o rei da festa “Pitbull” nesta sexta