Comidinha de Praia atrai turistas à Salinas
Uma gastronomia exótica, aliada a uma beleza natural irrestível, é atrativo suficiente para fazer qualquer turista pegar a estrada e viajar 222 quilômetros de Belém até o município de Salinópolis, chamado também de Salinas - ou carinhosamente Sal -, região nordeste paraense.
Depois de um dia intenso numa das praias litorâneas, a Praia do Atalaia, a pedida à noite é aproveitar o festival gastronômico "Comidinha de Praia" na praça da Igreja Matriz. O evento que iniciou nesta sexta-feira (23) e vai até domingo (25) reúne uma mostra da culinária local, preparada de forma tradicional e diferenciada.
Ontem, provei o petisco "Camarão La Trapiche". Camarão refogado, frito e empanado com uma massa especial feita da macaxeira. Éééé u-ma de-lí-ci-a! A yakissoba e o tradicional tacacá também estão de dar água na boca. Para sobremesa, o doce "Carimbó Cocada de Colher"; o coco ganha um charme especial com raspas de castanhas do Pará. Os pratos custam R$ 5 e R$ 10, conforme a variedade.
Mesmo sendo paraense, nunca havia experimentado a "Manicuera". A vendedora explica que é um mingau da região. Super diferente, feito com o caldo de um tipo de macaxeira, arroz, um pouco de canela e adoçado com mel ou açúcar. Vale a pena experimentar!
Além das comidinhas, é possível conhecer o artesanato local numa feira montada ao lado da feira.
Salinópolis completou 114 anos no último dia 22 de outubro e se mantém com um dos principais destinos de praia no Pará.
Por Isa Arnour, Abrajet Pará
Comentários