Mangal oferece educação ambiental para 10 mil pessoas, em 2015


O Parque Zoobotânico Mangal das Garças recebeu em 2015, 268 grupos, cerca de 10 mil pessoas no projeto da Visita Monitorada, que desde 2005 atende grupos de escolas públicas e particulares, além de associações e entidades. O projeto oferece um monitor guia que transmite para crianças, jovens e adultos a história do Parque, a arquitetura, e informações sobre alimentação – reprodução e habitat da diversificada fauna e flora, que compõem a biodiversidade Amazônica.
“Procuro sempre trazer os meus alunos, primeiro para compreender a importância do Parque na educação ambiental da região. E, segundo para conhecer melhor o manejo das aves silvestres e assim trabalhar a consciência da conservação da fauna e da flora. É um passeio que nunca me arrependi, pois ele estimula bastante o aprendizado, e todos saem com o desejo de querer voltar trazendo amigos e familiares”, comenta a professora de biologia, Rocela Caldeira, de 35 anos.
Claudiane do Nascimento, de 16 anos, é aluna do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Clotilde Pereira, de Castanhal e visitou pela primeira vez o Mangal com toda a sua turma do colégio. “É a primeira vez e está sendo muito bom. É muito aprendizado, além de conhecer o espaço, a gente aprende como as árvores foram trazidas, curiosidades sobre os animais. Eu tenho vontade de fazer biologia e depois dessa visita meu interesse aumentou ainda mais”, contou a estudante.
São por experiências como essas que a Organização Social Pará 2000, que administra o Mangal das Garças, trabalha para oferecer um serviço de qualidade e uma educação ambiental de fácil compreensão. A visita monitorada contempla além das áreas comuns do parque, o corredor da metamorfose e a visitação dos espaços: Farol de Belém; Viveiro das Aningas; Memorial Amazônico da Navegação e o Borboletário. E, conferem ainda a programação do Momento Alimentação: Peixes e tartarugas às 9h / Soltura das Borboletas (Borboletário) - às 10h e 16h/ Garças - às 11h, 15h e 17h30.
O serviço de Visita Monitorada do Mangal das Garças é gratuito, numa iniciativa do Governo do Pará, da Secretaria de Estado da Cultura por meio da OS Pará 2000 que administra o espaço para incentivar que mais pessoas visitem o parque. Os interessados nessa atividade, que ocorre sempre de terça à sexta-feira, nos horários de 9h, 10h30, 14h30 e 16h devem agendar previamente pelo e-mail: agendamento@mangalpa.com.br.

Por Fernanda Scaramuzzini / Ascom OS Pará 2000


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balneário Floresta Park é um recanto natural, em Marituba

Diversão e muita água no Guará Acqua Park pela rota turística Belém-Bragança

Hangar recebe o rei da festa “Pitbull” nesta sexta