Prêmio de Jornalismo em Turismo define os 15 trabalhos finalistas em cinco categorias
A 3ª edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” já definiu os 15 trabalhos que serão premiados, em 28 de setembro, a partir das 18 horas, em solenidade que será realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O corpo de jurados - formado por profissionais locais, do Brasil e do exterior - escolheu os três finalistas nas cinco categorias de premiação: Jornalismo Impresso, Jornalismo On line, Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo.
Somente na noite de entrega dos prêmios o público e os profissionais finalistas conhecerão o vencedor de cada uma das categorias e suas respectivas colocações entre os três primeiros lugares.
São finalistas no Jornalismo Impresso os profissionais Eduardo Vessoni Lopes, com a matéria “A fantástica fábrica de chocolate”, para a revista Iate; Diego da Silva Moura com “Passo tranquilo”, escrita para jornal O Estado de São Paulo, e Brenda Holanda Pantoja, autora da reportagem “Turismo à moda marajoara”, publicada na Revista Amazônia Viva.
Para a categoria Jornalismo On Line foram selecionados os trabalhos de Kamille Maria Viola de Azevedo Cunha, com “Belém do Pará na vanguarda cultural do país”, para o site Chicken or Pasta; de Jefferson José Severino, com a publicação de “Círio de Nazaré - Um Ato de Devoção”, no Turismo On Line, e de Paulo Roberto Von Atzingen para o portal do Diário do Turismo, com “Ópera do Marajó provoca por seu ineditismo e brilha por sua juventude”.
“Ilha de Algodoal: Paraíso do Turismo”, de Jorge Luiz Vidal, para a Rádio Cultura FM; “A Tradição do Pavulagem”, de Cira do Socorro Pinheiro Vasconcelos, veiculada na Rádio Liberal, e “Embarque Imediato", para a Rádio Cultura FM, de Izabel de Souza Chaves, foram os trabalhos selecionados para disputar o primeiro lugar na categoria Radiojornalismo.
Na categoria Telejornalismo estão na disputa a série "Belém 400 Anos", de Paulo Rogério Ribeiro Fernandes, para a TV Liberal; “Partiu Férias: Belém e Ilhas de Cotijuba e Outeiro”, de William Israel Pinto Serique, para o programa “Como Será?”, da TV Globo, e “Ópera na Floresta”, de Alessandra Soares Barreto, para o Jornal Nacional.
Por fim, na categoria de Fotojornalismo foram escolhidos para a final os trabalhos “Olhares Nativo - Ver-o-Peso”, de Tarso Sarraf, da Revista Amazônia Viva; “Belém 400 anos”, de Raimundo Nonato Feitosa Paccó, para a revista de bordo da MAP Linhas Aéreas, e “A Beleza da Fé sobre as Águas”, de Sidnei Marcondes, para o jornal Diário do Pará.
Um, entre todos os finalistas, também será premiado pela votação popular. Oportunidade aberta ao público pelo Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” entre os dias 14 e 28 deste mês, por meio do linkhttp://premiodejornalismo.pa.gov.br/voto-popular/. Os votantes ainda concorrerão a prêmios, como almoço com direito a acompanhante no Restaurante Lá em Casa; river tour oferecido pela agência de turismo Amazon Star pelos rios, furos e igarapés no entorno de Belém, e pacote turístico da Gekos Receptivo de dois dias e uma noite no Marajó, com acompanhante.
Cinema e turismo – Indicado pelo Brasil para tentar uma vaga na disputa pelo Oscar de melhor filme em língua estrangeira, com “Pequeno Segredo”, David Schürmann é presença confirmada na solenidade de entrega da premiação, quando vai ministrar uma palestra com temática voltada ao turismo.
Cineasta formado na Nova Zelândia, David Schürmann iniciou sua carreira internacional aos 19 anos como diretor de programa de televisão daquele país, onde viveu por seis anos. Dirigiu longas-metragens, séries para TV e filmes publicitários, conquistando prêmios no Brasil e no exterior. Suas produções já o levaram a filmar em mais de 40 países.
David estará em Belém para o pré-lançamento, dia 27, do filme “Pequeno Segredo”, que teve algumas cenas rodadas no Pará, com apoio institucional do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O filme relata três histórias conectadas por um único segredo, envolvendo os Schürmann, a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.
O III Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” é realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo em Turismo no Pará (Abrajet-PA) e secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom), com patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará). Com um total de 234 participantes e 672 trabalhos inscritos, o Prêmio teve concorrentes de 12 Estados.
O total de concorrentes representa um recorde na história da premiação. O evento conta, ainda, com apoio da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav-PA), Abrajet nacional, Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor), Organização Social Pará 2000, Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral).
Por Israel Pegado - Setur/Pará
Imagens: Agência Pará
Comentários