Belém espera receber 78 mil turistas durante o Círio 2017
A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) anunciou na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da secretaria, os números revelados pela Pesquisa de Demanda Turística do Círio de Nazaré 2016-2017.
O estudo, feito em parceria pela Setur e Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese-Pa) foi apresentado pelo economista do instituto, Roberto Sena, e pelo secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.
O número de turistas que Belém recebe no Círio de Nazaré, a proveniência destes visitantes de fora do estado, a motivação dos que vêm participar da festividade religiosa e a receita gerada pelo incremento no fluxo de turistas são algumas das informações apuradas. As estatísticas contribuem para o planejamento do Círio como evento cultural, religioso e principal produto de atração turística do Pará.
Projeções- A estimativa do número de turistas que estarão visitando Belém no Círio deste ano é de 77,6 mil. Houve uma queda de cerca de 3% em relação ao número de turistas que estiveram em Belém por ocasião do Círio 2016, que foi 80 mil. “A conjuntura ruim da economia brasileira levou a esse quadro, com a diminuição dos salários, e o aumento dos preços e desemprego. Mas em contrapartida, mesmo com essa queda, com o câmbio em dólares vão ser quase 100 milhões de reais injetados na nossa economia, que serão deixados pelos turistas durante o Círio de Nazaré”, disse Roberto Sena, diretor técnico do DIEESE.
A previsão é de que o gasto médio dos cerca de 77,6 mil turistas que visitarão Belém no Círio seja de aproximadamente 29,1 milhões de dólares. Esse valor trouxe uma queda de aproximadamente 2,90% em relação ao total deixado por eles em 2016, que foi de 30 milhões de dólares.
Diante desses números, a Secretaria Estadual de Turismo quer contar com o empenho do empresariado para a otimização dos recursos. “Cabe agora ao empresariado se apoderar dessas pesquisas e fazer o recorte que cada segmento de mercado achar interessante, no sentido de potencializar cada vez mais os recursos financeiros que ficam no Estado do Pará em função do Círio de Nazaré”, afirmou o secretário estadual de turismo, Adenauer Góes.
Dados- Ainda segundo a pesquisa, os principais Estados emissores de turistas para o Círio em 2016 foram o Maranhão, com 17,3%, seguido do Rio de Janeiro, com 13,3%. O público masculino e feminino estiveram presentes com frequência bem aproximada no Círio do ano passado: 52,9% de homens e 47,1% de mulheres.
A faixa etária que predomina entre os turistas no Círio é entre 35 e 50 anos, com 35,4% No quesito faixa salarial, a maior parte dos que vêm a Belém para a festa recebe de 3 a 5 salários mínimos, com 35,4%
A Basílica de Nazaré continua sendo o lugar mais visitado pelos turistas durante a festa religiosa. Aparece com 23,1%, seguida do Ver-o-peso, com 21,4% e da Estação das Docas, com 20,8%.
Concurso de barcos- Na ocasião, também foi apresentado o design da bandeirola de identificação das embarcações participantes do Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial. O concurso acontece há 32 anos e os donos das embarcações premiadas recebem certificados e troféus.
Ao todo, posteriormente, serão confeccionadas e entregues cerca de 300 bandeirolas pela Setur, em parceria com a Capitania dos Portos, para as embarcações que se inscreverem, e ainda 150 adesivos para os jet skis que participam da procissão.
Por fim, também foi divulgada a Agenda de Turismo do Círio 2017, com datas e locais de receptivos aos turistas nos principais portões de entrada como aeroporto e terminais rodoviários e hidroviário, capacitação e qualificação de voluntários, realização de pesquisas e exposições, entre outras ações.
O trabalho envolveu diversas instituições parceiras, tais como: Espaço São José Liberto, Igama, OS Pará 2000, SIM, Secult, Seaster, IPHAN, Belemtur, Infraero, Sinart, CPH, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil, UFPa, Segup, Ciptur/PM e Abrajet.
A agenda de turismo para o Círio 2017 traz shows, espetáculos e exposições em vários locais e está disponível no site ciriodenazare.com.br.
Por Syanne Neno
Fonte Agência Pará
Comentários